10-09-2014: Deslizamento em mineradora de Itabirito, MG

 

O deslizamento de terra ocorrido com o rompimento da barragem de rejeito da Mineração Herculano no município de Itabirito, MG, gerou vibrações na forma de ondas de superfície que foram registradas em toda a Rede Sismográfica do Brasil (RSBR), até mesmo em estações no Amazonas a mais de 3000 km de distância!!

As figura ao lado apresenta os registros das ondas sísmicas cujo período de oscilação varia entre 20 e 30 segundos!

Os registros destas ondas correspondem a uma magnitude 3.0 na escala Richter e indicam que as ondas se iniciaram aproximadamente as 07:45 (BRT).

A RSBR é mantida pela parceria entre USP, UnB, ON, UFRN e colaboradores.

Confira o informe.

Boletim Sísmico Brasileiro

Atualmente o Centro de Sismologia da USP utiliza sistemas de detecção automática de tremores de terra, somado à experiência de seus analistas, no refinamento e melhoria dos resultados automáticos.

Você encontra aqui informações atualizadas continuamente sobre os tremores de terra registrados no Brasil e os maiores da America Latina.

E aqui estão as diferentes versões da compilação conjunta de catálogos com explicações para download e há também uma animação com a ocorrência dos eventos entre 1960-2013.

Estações Sismográficas

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, originado pela parceria entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE), mantém a parte Sul e Sudeste (correspondente à rede BRASIS) da Rede Sismográfica Brasileira em conjunto com outros experimentos sismológicos temporários e estudos regionais.

Todos os dados adquiridos nas operações do Centro, bem como parte do controle de qualidade se encontra disponível aqui.

Sismogramas

O Centro de Sismologia da USP, adquiriu dados sismológicos na maior parte do Brasil, prezando enormemente pela qualidade das instalações.

Todos os dados sismológicos sob os cuidados do Centro de Sismologia da USP, podem ser solicitados diretamente aqui.