Sistema Fotovoltaico




O sistema fotovoltaico utiliza a luz do sol para gerar a energia elétrica necessária utilizada nas estações sismológicas. Isto é feito por meio de equipamentos que compõem o sistema, sendo eles: (1) o painel solar, (2) o controlador de carga e a (3) bateria como estes expostos nesta mostra.

A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é feita pelas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor em forma de uma placa. Esta placa é chamada de painel solar. Na mostra estamos mostrando um painel pequeno, capaz de suportar apenas um registrador e um digitalizador apenas.

Compondo ainda o sistema fotovoltaico básico, temos o controlador de carga e a bateria. O controlador regula o processo de carga e descarga para a bateria. Em outras palavras, ele permite que a nossa bateria seja carregada completamente e evita que seja descarregada abaixo de um valor seguro. Por sua vez, a bateria é o que mantém tudo funcionando, acumulando energia durante o dia e descarregando a noite, quando o painel para de gerar energia. No nosso caso, utilizamos as baterias estacionárias, que são diferentes das baterias automotivas, pois são projetadas para fornecer uma grande quantidade de energia durante muito tempo. Grande parte das estações Sismológicas trabalham com 12 Volts de tensão.

E claro, este sistema exposto na mostra é só um exemplo. O número de painéis, tamanho deles e número de baterias devem ser dimensionados para a estação não parar! Elas devem trabalham 24 horas, durante o ano todo! O que será utilizado em cada estação precisa ser projetado de acordo com a carga que teremos na estação e isso varia de estação para estação. Nas estações com transmissão de dados por satélite a carga é maior, assim como nas estações temporárias, sem transmissão a carga é mínima.


Mostra Sismológica Virtual by Centro de Sismologia / IAG / IEE / USP is licensed under CC BY-NC-SA 4.0